sexta-feira, 21 de abril de 2017

Arianrhod

Síntese


Pronúncia Original: Aryanrod

Citada (assim como seu filho Lleu) na quarta parte do Mabinogi (conjunto de manuscritos antigos da Grã-Bretanha referentes a mitologia local) onde é contado que ela (Arianrhod) é filha da deusa-mãe Dôn e irmã de Gwydion e Gilfaethwy, e também mãe de Dylan (deus dos mares superficiais) e Lleu (deus solar da luz), ambos nascidos de forma mágica.


Etimologia


Arianrhod (do galês arian "prata", e rhod "roda") com raiz no Proto-Celta Arganto-rotã que significa "roda de prata".


MITO


Na quarta parte do Mabinogi nos é contado que o tio de Arianrhod, Math Math, morreria se não mantivesse seus pés sobre o colo de uma virgem quando não estivesse em guerra, Gwydion sugere a sua irmã Arianrhod que faça o teste de virgindade para a função, o tio determina que isso deverá ser feito passando por cima de sua vara mágica, contudo, quando ela o faz termina por dar a luz a Dylan e, em seguida, a uma entidade menor que mais tarde tornar-se-ia Lleu, isso a deixou muito envergonhada e ela saiu do local correndo e deixando os dois filhos para trás. Dylan une-se ao mar por ser um espírito pertencente ao mesmo, faz isso logo após passar pelo ritual de abertura (um tipo de batismo). Lleu era muito pequeno e por isso foi guardado em um baú pelo seu tio Gwydion só saindo de lá quando cresce sobrenaturalmente em quatro anos tendo o tamanho de uma criança de oito anos.

Gwydion leva Lleu ao Caer Arinrhod, ou seja, a casa de sua irmã, mas ela não gosta da visita, pois ainda lembra-se da vergonha que passou naquele teste de virgindade. É nesse momento que ela lança sobre o menino um tynged (ou geis, maldição) para que ele nunca tenha um nome, contudo, mais tarde Gwydion contorna isso com suas armações e disfarces, assim como o faz com as outras duas tyngeds que ela vem a lançar sobre o filho para que ele não tenha armas e também para que não tenha uma esposa, ambas contornadas pelo seu irmão Gwydion (vide o mito de Lleu nesse mesmo blog).

- Roberto Trinovantes
Magister do Clã Trinovantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário