domingo, 14 de maio de 2017

Beli Mawr

PAN-CÉLTICO:


Quando é dito que uma divindade é "pan-céltica" isso quer dizer que esta divindade existe em várias tradições célticas, o nome da divindade geralmente é semelhante, mas ainda é diferente assim como é diferente também a forma de compreendê-la e de trabalhar com ela naquela tradição, ou seja, diversos aspectos energéticos mudam em virtude da ancestralidade daquela tradição. Por isso, o sincretismo não é algo positivo, mesmo que seja dentro do mesmo panteão, é algo que enfraquece a manifestação da divindade a nível energético e espiritual. Não é divindade que é "fraca", mas o que o humano faz com as memórias ancestrais referentes a mesma (sincretismo) dissipa a ligação do conjurador com a verdadeira essência antiga daquela divindade.

SÍNTESE:


Beli Mawr é conhecido em outras tradições como Belenos, Belinus e Bel. Se tornou o patrono da cidade italiana de Aquileia no séc. III, suas memórias mais antigas são irlandesas onde é compreendido como deus-Sol, na Tradição Britânica Beli é o primeiro ancestral, ou seja, o primeiro a tornar-se um espírito da terra estando fortemente atrelado ao Reino dos Mortos e ao Outro Mundo. Na Tradição Britânica a lua que ele rege desponta sempre no período do Beltane, mas muitos o associam a este festival do fogo de forte ancestralidade irlandesa em virtude das três primeiras letras do título: BEL. Seu animal é o cavalo e seu símbolo é a roda de oito raios.

ANTIGOS CULTOS:


Existem mais de 50 inscrições dedicadas a este deus que são encontradas principalmente em Aquileia, Noricum e Galia Narbonensis, mas também na Grã-Bretanha e Ibéria. As representações da imagética desse dele geralmente o retratam com uma fêmea ao seu lado que estudiosos pensam ser a deusa Belisama (ao meu ver a teoria só está errada na escolha da divindade feminina).

Belenus é identificado como deus nacional de Noricum nos inscritos de Tertuliano datados de 200 AEC. No século III os imperadores romanos Diocletian e Maximian dedicaram inscritos a este deus em Aquileia. Nas cidades de Altinum, Concordia e Lulium Carnicom foram encontradas mais seis inscrições votivas à Belenus. Maximus Thrax sitiou a cidade de Aquileia em 238 com batalhões de soldados que afirmaram ter visto uma aparição do deus defendendo a cidade.


ETIMOLOGIA:


Existem diversos apontamentos incertos sobre a etimologia do nomes deste deus. A mais coerente é: Guelenos do proto-celta que significaria "fonte, poço" o que pode ter relações com fontes de conhecimento, o Outro Mundo e, com certeza, com a sabedoria ancestral. Beli Mawr, do galês, significa "Beli, o Grande".


NOMES E SUAS DERIVAÇÕES:


Llywelyn é um nome galês que combina Llew e Beli.
Cunobelinus foi o nome de um rei britânico que significa "cão de Belinus", houve também um rei chamado Belinus em Geoffrey of Monmouth que é citado em Histórias dos Reis da Grã-Bretanha.
Diodorus Siculus nomeado Cornwall (Cornovii que está relacionado com "chifre") Belerion foi o primeiro nome de lugar gravado nas Ilhas Britânicas.


- Roberto Trinovantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário